Sobre
O serviço de Fibra Neutra, nasce como o maior operador de rede da América Latina, pois estamos conectados a diversas cidades, estados e a muitos países que fazem fronteira com o território brasileiro e outros parceiros localizados na Ásia, Europa e Oceania. Somos responsáveis pela prestação de serviços de telecomunicação e de toda implantação, bem como a gestão, desenvolvimento, gerenciamento e manutenção operacional do negócio.
A receita é originária de modelos de negócios inteligentes que atravessam os moldes tradicionais de muitos provedores locais em muitas regiões do pais. Não atendemos o cliente final, atuamos no modelo B2B entregando para os provedores, empresas de tecnologia e de segurança muitas velocidades já organizadas de nossos profiles que poderão ou não realizar o drop e instalação na casa do cliente. O serviço é contabilizado por cada casa conectada.
A ideia central é que o serviço da Fibra Neutra possa permitir que todas as empresas que atuam em cenários fidelizados de clientes finais, possam também usar a mesma infraestrutura de redes provedores. Pode parecer que implementar uma rede neutra seja um negócio apenas para grandes operadoras.
Como objetivo estratégico, empresas neutras prezam pela rentabilização de seus ativos no esquema multitenant (multi inquilino), onde alugam sua rede para diferentes provedores que manifestem interesse em prestar serviços de internet naquela localidade geográfica.
A fibra óptica tem diversos atributos valiosos. Podemos destacar a capacidade de transporte de dados muito superior às tecnologias legadas e o aumento significativo na velocidade das conexões. Desta forma, oferece maior estabilidade e segurança na transmissão de informações e menor suscetibilidade a interferências físicas, como falhas de energia.
O compartilhamento de infraestrutura em si não é novidade no mercado, mas com redes neutras o que é compartilhado é o segmento de rede que chega até o usuário. Isso permite otimizar os investimentos e aumentar a competitividade dos serviços de telecomunicações no país, pois os provedores de internet podem alugar a capacidade dessa rede e cobrir cidades inteiras sem a necessidade de investir em rede própria.
Como as redes neutras funcionam O funcionamento de uma rede neutra parte da existência de um operador. Este deve deter a infraestrutura na qual outras empresas atuarão. Assim, ele é denominado operador neutro.
Quais são as vantagens das redes neutras? Podemos apontar como principal vantagem para os provedores, a otimização de recursos. Ou seja, aquela empresa que utiliza a rede neutra de outra pode oferecer o sinal dela para vários lugares, sem investir recursos em infraestrutura, pois, esse investimento foi feito por quem concedeu a rede.
Este modelo facilita a expansão de redes de fibra óptica e, consequentemente, leva a um grande avanço na área de telecomunicações no país. E com a entrada de mais empresas no setor, o consumidor final passa a contar com mais opções para contratar serviços de internet.
Redes neutras e 5G Em novembro de 2021, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) realizou o leilão que concedeu os direitos de exploração das faixas de frequência que propagam a rede móvel 5G no Brasil. Este foi o primeiro passo para que a tecnologia seja disseminada no país. As redes neutras têm papel fundamental na expansão do 5G.
Esta tecnologia demandará de cinco a dez vezes mais antenas das operadoras, sendo necessária uma robusta infraestrutura de fibra óptica para conectá-las. Isto ocorre porque o 5G necessita que as antenas estejam próximas umas das outras, já que trabalha com altas frequências. E, quanto mais alta é a faixa, menor é sua propagação. O modelo de negócios das redes neutras já é muito disseminado na Europa e na Oceania e tem tudo para se expandir substancialmente por aqui também.